Quadrinhos atestam a paixão por carros no mundo todo

Os automóveis estão à frente de uma corrida fora das pistas: Suas histórias em quadrinhos são as mais longevas da história!

Os automóveis estão à frente de uma corrida fora das pistas: Suas histórias em quadrinhos são as mais longevas da história!

06.01.2021
9975 VISITAS
Post original em: 14.02.2020
É verdade que as primeiras corridas automobilísticas já demonstravam a vocação competitiva do automóvel, afinal iniciaram-se quase imediatamente depois da construção dos primeiros carros movidos a gasolina e estão prestes a entrar para o rol dos esportes olímpicos já que apesar de o regulamento do COI (Comitê Olímpico Internacional) prever que: “qualquer esporte, disciplina ou evento em que o desempenho dependa essencialmente de propulsão mecânica não será aceito”, desde 2011 o automobilismo é reconhecido como esporte pela entidade máxima olímpica.
Ou seja, falta pouco para que as corridas de automóveis venham a fazer parte do programa olímpico. Todavia não podemos esquecer que na olimpíada de Paris em 1911 as montadoras promoveram em paralelo uma competição de carros, mas que não foi reconhecida pelo COI.
Paralelamente o fascínio que o mundo do automóvel exerce nos homens chegaria também às histórias em quadrinhos. O avô das histórias em quadrinhos de automóveis é sem dúvida o Gasoline Alley. Foi criado em 1918 por Frank King, para o Chicago Tribune. O editor do jornal, coronel Robert McCormic, queria algo que agradasse a nova geração de proprietários e mecânicos de automóveis. A tira se desenvolveu ao longo do tempo, e é publicada até hoje. Um recorde!
Sua estreia foi em 24 de novembro de 1918 e a partir de 2019, se tornou a tira de quadrinhos mais longeva dos Estados Unidos e a segunda mais longa de todos os tempos nos Estados Unidos, depois de Sobrinhos do Capitão. O Gasoline Alley recebeu elogios críticos como verdadeiro "influencer" no meio das hqs. Além dos novos conceitos de design de cores e páginas, introduziu continuidade em tempo real nas histórias em quadrinhos, retratando seus personagens envelhecendo ao longo de gerações.
Não pertencendo à mesma liga, mas mostrando poder considerável de longevidade estavam os "Hot Rods" e os carros de corrida da Charlton Comics. Foi publicada de novembro de 1951 a junho de 1973 a Hot Rods and Racing Cars, com um total de 120 edições. Leia o comic a seguir publicado em 1966 e restaurado pela equipe do Cultural Pop. Arte original de Jack Keller - um artista de quadrinhos americano mais conhecido por seu trabalho nos anos 50 e 60 no personagem Kid Colt da Marvel Comics Western, e por sua série de "hot rod" e carros de corrida na Charlton Comics.
REFERÊNCIAS:
Grand Comics Database (https://www.comics.org/series/694/)
Por: Paulo Franco Rosa (jornalista, editor e roteirista)


Targa Florio

Targa Florio

Targa Florio

Targa Florio
BREVE A CONTINUAÇÃO...
Envie seu e-mail para ser avisado quando a história for atualizada.


Arte de Paulo Franco Rosa sobre referência. REF.: HOT RODS AND RACING CARS. Derby: Charlton Comics, 1951 - 1973. Bimensal.

DESTAQUES QUE PODEM INTERESSAR...

Livro de Colorir para Adultos?!? Eles estão entre os mais vendidos no Brasil
Livro de Colorir para Adultos?!? Eles estão entre os mais vendidos no Brasil  
Rodin, o escultor fotógrafo
Rodin, o escultor fotógrafo  
Se os trilhos da América pudessem falar
Se os trilhos da América pudessem falar