O mais famoso desconhecido da golden age comics

Existem três respostas para uma peça de design - sim, não e UAU! Estes desenhos atingiram o terceiro nível

Existem três respostas para uma peça de design - sim, não e UAU! Estes desenhos atingiram o terceiro nível

13.08.2021
9945 VISITAS
Post original em: 26.03.2021
Fletcher Hanks era um destes excepcionais artistas que surgiram e desapareceram na era de ouro dos quadrinhos. Um destes desconhecidos de carreira relâmpago que deixou na Terra pontos de interrogação. Mas uma coisa é certa: ele é o mais famoso desconhecido da golden age comics!
Enquanto durou sua carreira, ou seja, de 1939 a 1941, Hanks criou super-heróis dos quais quase ninguém ouviu falar na atualidade: Stardust, o Super mágico; Fantomah, a Mulher Misteriosa da Selva; Big Red McLane, o Rei dos Bosques do Norte. As histórias tem um ritmo diferente do padrão de um típico quadrinho de super-herói daquela época, o clímax das hqs não se dá necessariamente quando o herói pega o bandido, pois a punição se estende e os vilões são torturados ou mutilados em cenas grotescas. Hanks focava sua narrativa na punição e não no crime.
A primeira vista tanto os desenhos quanto os roteiros dele parecem meio fora das regras. Foi esse ponto que teria chamado a atenção do cartunista e professor de artes visuais Paul Karasik ao questionar o que realmente seria certo ou errado. Daí para diante Karasik foi o responsável por criar um culto em torno da obra de Hanks, publicando dois livros, I Shall Destroy All the Civilized Planets! (2007) e You Shall Die by Your Own Evil Creation! (2009), assim como uma edição omnibus trazendo material dos dois livros anteriores intitulados Turn Loose Our Death Rays e Destroy Them All! (Fantagraphics, 2016).
Em entrevista ao, também professor, Michael Dooley, no site Print (www.printmag.com), Paul Karasik lembra que Milton Glaser (designer gráfico que ficou famoso pela campanha do "I love NY") "disse uma vez: `Existem três respostas para uma peça de design - sim, não e WOW! Wow é aquela que devemos almejar.´ História após história, página após página, painel após painel: Hanks atingiu WOW. Um bom design é simultaneamente simples, elegante e claramente comunicativo. Esse é o Hanks".
REFERÊNCIAS:
Grand Comics Database (https://www.comics.org/series/128/)

TEXTO Por: Paulo Franco Rosa (jornalista, editor e roteirista)


SURGE STARDUST

SURGE STARDUST

SURGE STARDUST

SURGE STARDUST

BREVE A CONTINUAÇÃO...
Envie seu e-mail para ser avisado quando a história for atualizada.


REF.: FANTASTIC COMICS. Springfield: Fox Publications, 1939-1941. Mensal.

DESTAQUES QUE PODEM INTERESSAR...

Cinema com pipoca em casa
Cinema com pipoca em casa  
Crom (não confundir com Conan), o bárbaro
Crom (não confundir com Conan), o bárbaro  
Sandman, sucesso de crítica e de público
Sandman, sucesso de crítica e de público