Post original em: 20.01.2021
O premiado escritor britânico Alan Moore, conhecido principalmente por seu trabalho em histórias em quadrinhos, incluindo obras que foram adaptadas para o cinema como Watchmen, V de Vingança e Do Inferno, declarou uma vez ao jornalista brasileiro Raphael Sassaki, em entrevista publicada em 2017 no jornal Folha de São Paulo, que "há uma quantidade infinita de material maravilhoso no meio de quadrinhos, mas se eu tivesse que reduzi-lo a um único comic pelo qual retenho mais afeto, teria que ser o sublime Herbie de Richard E. Hughes e Ogden Whitney, originalmente publicado pelo American Comic Group (ACG) durante os anos 1960."
Mas afinal, quem é esse tal de Herbie?
O super-herói predileto de Alan Moore, Herbie Popnecker não é nada convencional - um jovem obeso com um comportamento indiferente perante o mundo e que adquire poderes ilimitados de seus pirulitos mágicos. O pai acha que ele é um preguiçoso inútil; mal sabe que Herbie é conhecido em todo o universo, atravessando o tempo e o espaço com pirulitos nas mãos para salvar as pessoas, inclusive o próprio pai, sempre metido em maus negócios.
Herbie Popnecker apareceu pela primeira vez no gibi Forbidden Worlds # 73 em dezembro de 1958, criado por Richard E. Hughes (usando o pseudônimo "Shane O´Shea") e Ogden Whitney. Apesar de ser na aparência e comportamento a antítese de um super-herói, a lista de poderes do garoto desafia qualquer super-homem:
* fala com animais
* fala com objetos inanimados
* voa a velocidades altas o suficiente para viajar rapidamente para outras galáxias ( caminhando pelo céu)
* fica invisível
* lança feitiços
* convoca espíritos de outras dimensões
* viaja no tempo
* irresistível para as mulheres
* mais poderoso do que Satanás
Segundo o pesquisador de quadrinhos Dan Nadel, autor de Art Out of Time: Unknown Comics Visionaries 1900–1969 (em artigo no https://www.bookforum.com/) "Herbie é o resultado de uma combinação perfeita entre as sensibilidades de Hughes e Whitney, assim como títulos posteriores da Marvel, como The Fantastic Four, representariam uma fusão dos talentos individuais de Jack Kirby e Stan Lee".
REFERÊNCIAS:
Grand Comics Database (https://www.comics.org/series/837/)
ARTE SOBRE IMAGEM DE ALAN MOORE (FOTO: Matt Biddulph - COLORIZADA POR: http://www.colorize-it.com - CRÉDITO DA LICENÇA: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0/ - CRIAÇÃO: PAULO ROSA)
TEXTO Por: Paulo Franco Rosa (jornalista, editor e roteirista)