Villa-Lobos e a modernização da música clássica no Brasil

Ser músico no Brasil era uma aventura. Mas era disso que Villa-Lobos gostava.

Ser músico no Brasil era uma aventura. Mas era disso que Villa-Lobos gostava.

30.03.2022
11527 VISITAS
O carioca Heitor Villa-Lobos nasceu em 1887 e com o estímulo do pai, que era músico, começou a compor bem cedo, mesmo sem ir para o conservatório. Aliás, ser músico no Brasil era uma aventura. Mas era disso que Villa-Lobos gostava.
5 %
off

Oferta Exclusiva Para Compra deste Produto   CLIQUE AQUI E PEÇA ESTE PRESENTE!   ATENDIMENTO VIA WHATSAPP

CLIQUE PARA AMPLIAR OU REDUZIR

Cd The London Symphony Orchestra O Trenzinho Do Caipira

  • DE R$ 59,90
    POR APENAS: R$ 56.05
    ( + FRETE 9,90 )


Viajou por todo o interior do Brasil pesquisando o nosso folclore musical. Conheceu a moda caipira e de viola e tratou de inserir seus novos conhecimentos nas suas composições. A Semana de Arte MOderna de 1922 foi um marco em sua carreira, pois dali partiu para a Europa e em Paris fez um grande sucesso, calando a boca da imprensa brasileira que criticava a modernidade de sua música.
Mas como tantos outros artistas de nosso país, precisou disso para voltar triunfante e em 1930 fez uma turnê memorável. Acabou sendo considerado o maior expoente da música do modernismo no Brasil, compondo obras que contêm nuances das culturas regionais brasileiras, com os elementos das canções populares e indígenas. No Brasil, sua data de nascimento (17 de novembro) é celebrada como Dia Nacional da Música Clássica.
Seu sucesso culminou com a criação da Secretaria da Educação Musical pelo governo Vargas, que foi dirigida por ele e com a criação da lei que obrigava o ensino de música nas escolas.
Uma de suas composições que primam pela originalidade é o famoso Trenzinho do Caipira, parte integrante da peça Bachianas Brasileiras nº 2(1930). A obra se caracteriza por imitar o movimento de uma locomotiva com os instrumentos da orquestra.

DESTAQUES QUE PODEM INTERESSAR...

Bruna Viola é destaque no Domingão do Faustão
Bruna Viola é destaque no Domingão do Faustão  
Edgar Allan Poe, pioneiro do pop
Edgar Allan Poe, pioneiro do pop  
Choques Futuristas de Alan Moore
Choques Futuristas de Alan Moore