Post original em: 15.05.2018
A Pesquisa Game Brasil 2018 buscou traçar o perfil geral do jogador brasileiro de jogos eletrônicos e revelou que 75,5% dos brasileiros jogam jogos eletrônicos, independente da plataforma. “Mais uma vez chamamos atenção para as mulheres como praticantes de jogos. Elas são a maioria entre os jogadores (58,9%), isso acontece pelo terceiro ano consecutivo. As mulheres representam a maioria da população brasileira, e isso também se reflete ao falarmos de jogos”, afirma Lucas Pestalozzi, presidente da Blend New Research.
Dentre os jogadores, a maioria tem entre 25 a 34 anos de idade (35,2%), seguido por quem tem entre 35 a 54 anos (32,7%). Ao olharmos as idades entre 25 e 54 anos temos 67,9% do público que afirma jogar. “Os jogadores hoje são decisores de compras, votam, formam família, etc. A publicidade e marcas necessitam de dados e insights relevantes que ajudem na comunicação com este público.”, afirma Guilherme Camargo, CEO do Sioux Group.
Há diversos locais onde o consumidor joga, quando estão em casa, por exemplo, os jogadores brasileiros costumam jogar no smartphone (62,0%), no console (37,5%), no computador (31,5%). Com a mobilidade dos smartphones, 63,3% dos entrevistados afirmam jogar “enquanto espera”.
Conforme anos anteriores, a pesquisa abordou a relação dos pais e filhos em relação aos jogos. 72,5% dos pais entrevistados, afirmam jogar com seus filhos. Nota-se que os pais percebem que o jogo digital está bastante presente nos hábitos de entretenimento de seus filhos, com 82,5% deles declarando que seus filhos jogam algum tipo de plataforma de jogos eletrônicos.
Comer e beber durante as partidas é prática comum. A cada 10 jogadores, 8 costumam consumir snacks e bebidas enquanto jogam.
Poderíamos imaginar que a vida do jogador é repleta de refrigerante, mas o vencedor entre os jogadores é o suco, sendo o alimento mais consumido entre eles durante as jogatinas, com 43,9% da preferência entre os jogadores. Em seguida, aparecem os salgadinhos/snacks com 40,8%, refrigerantes vêm em terceiro lugar com 39,9%, chocolate e doces seguem com 38,8% e, em quinto lugar de preferência, está a pizza, com 25,8%.
Ainda que não seja uma “finger food”, algo fácil de se comer com as mãos, a pizza aparece com grande relevância no consumo durante as partidas. 20,8% dos jogadores afirmaram beber cerveja durante as partidas. A bebida é a escolhida pelos jogadores entre 25 a 34 anos.
A Pesquisa Game Brasil está em sua 5ª edição, trazendo o cenário atual do mercado de games com diversas abordagens dos hábitos de consumo nas principais plataformas de jogos. A pesquisa evoluiu e conta com uma versão gratuita, com os resultados principais, e uma versão premium, com análises cruzadas e aprofundadas para a geração de insights. Realizada pelo Sioux Group, Blend New Research, ESPM através do Gamelab e Go Gamers.
Designed by Freepik