Post original em: 05.05.2018
Alguém se lembra dos grandes heróis do faroeste na literatura mundial e particularmente norte-americana? Hopalong Cassidy, Buffalo Bill, Rocky Lane, Tom Mix, Billy the Kid, Bat Masterson, Broncho Bill, Cisco Kid, Coyote e tantos outros.
O folclore do velho oeste foi comercializado, de uma forma ou de outra, desde os primeiros passos dos pioneiros. Entretanto, ainda que os westerns tenham sido um dos gêneros cinematográficos mais populares da história do cinema e ainda tenha muitos fãs, a produção de filmes deste gênero é praticamente residual nos tempos atuais.
Paralelamente ao sucesso no cinema, o gênero também se popularizou nos livros e quadrinhos.
É creditado à Centaur Publications a criação dos primeiros títulos de quadrinhos ocidentais do gênero, lançando Star Ranger e Western Picture Stories com datas de capa em fevereiro de 1937.
Mas, o crescimento real dos quadrinhos de faroestes chegou alguns anos depois, com o fim da Segunda Guerra Mundial. Todas as principais editoras lançaram seus próprios títulos.
A Fawcett Comics, uma divisão da Fawcett Publications, foi uma das várias editoras de quadrinhos de sucesso durante a Era de Ouro dos Quadrinhos nos anos 1940. Seu personagem mais popular foi o Capitão Marvel, o alter ego do repórter de rádio Billy Batson, que se transformou no herói sempre que ele dizia a palavra mágica "Shazam!".
Outros personagens publicados por Fawcett incluem heróis do velho oeste, com destaque para Hopalong Cassidy e Tom Mix. As duas escolhas, bastante populares, afinal Tom Mix vinha diretamente das telas do cinema e Hopalong Cassidy era praticamente uma lenda, um cowboy fictício criado em 1904 pelo autor Clarence E. Mulford, que escreveu uma série de contos populares e muitos romances baseados no personagem.
Por: Paulo Franco Rosa (Jornalista, roteirista e editor de publicações especializadas)
REFERÊNCIA(S):
Grand Comics Database (https://www.comics.org/series/18222/)