Rodin, o escultor fotógrafo

A técnica da fotografia mostrou-se inicialmente, para Rodin, um instrumento útil para subsidiar e fazer avançar seu trabalho como escultor.

A técnica da fotografia mostrou-se inicialmente, para Rodin, um instrumento útil para subsidiar e fazer avançar seu trabalho como escultor.

18.09.2018
12644 VISITAS
“O artista que é verdadeiro, e a fotografia é mentirosa - Essas poucas palavras sintetizam aquilo que Rodin criticava na imagem fixa: sua forma de impor uma única visão, sua incapacidade de captar o movimento e sua dificuldade para expor o modelado das esculturas."

Desta dorma Hélène Pinet - Curadora da Exposição e Coordenadora científica da coleção de fotografias e responsável pelo setor de pesquisa, documentação, biblioteca e arquivos do Museu Rodin abriu a exposição "RODIN – DO ATELIÊ AO MUSEU"
E continuou: "Apesar das reticências expressas na frase, em 1880 o escultor abriu as portas do ateliê para fotógrafos locais, amadores, editoras especializadas em retratos e fotógrafos artistas, que produziram diferentes interpretações de sua obra. É essa diversidade de pontos-de-vista, buscada e encorajada por Rodin, que apresentamos aqui, a partir da seleção de algumas das 7 mil imagens colecionadas em vida pelo escultor. Os bronzes e o mármore apresentados nesta exposição ressaltam a riqueza do diálogo entre escultura e fotografia."

DESTAQUES QUE PODEM INTERESSAR...

Uma nova maneira de ler histórias em quadrinhos
Uma nova maneira de ler histórias em quadrinhos  
Acreditem, Drácula não nasceu pop
Acreditem, Drácula não nasceu pop  
50 anos depois uma extraordinária história de coragem e perserverança
50 anos depois uma extraordinária história de coragem e perserverança