Restauração de O Poderoso Chefão da Paramount foi supervisionada pelo próprio Coppola

Décadas após ganharem o Oscar® de Melhor Filme, os clássicos filmes do diretor Francis Ford Coppola,  voltam ao público

Décadas após ganharem o Oscar® de Melhor Filme, os clássicos filmes do diretor Francis Ford Coppola, voltam ao público

18.09.2018
12187 VISITAS
Os filmes voltam como foram originalmente idealizados, graças a uma meticulosa restauração da Paramount Pictures, supervisionada pelo próprio Coppola. Os dois filmes totalmente restaurados já estão em DVD e Blu-Ray, junto com uma nova remasterização de O Poderoso Chefão Parte III, na coleção O Poderoso Chefão: The Coppola Restoration.


Indiscutivelmente é uma das obras-primas do cinema americano. Marcou a carreira de Marlon Brando no papel principal do filme. Baseado no best-seller de Mario Puzo, O Poderoso Chefão é um verdadeiro fenômeno cultural que ultrapassou US$ 100 milhões de arrecadação, contando a história da família Corleone. Don Vito Corleone é o líder de uma família mafiosa de Nova York. Problemas surgem quando um gângster apoiado por outra família da Máfia, Sollozzo, anuncia suas intenções de começar a vender drogas em toda Nova York. Don Vito odeia drogas. A rivalidade entre os dois nasce dessa discordância. a ponto de Sollozzo tramar o assassinato de Don Vito, mas o tiro sai pela culatra e Don Vito não morre. O fantástico elenco tem Al Pacino encarnando o filho de Don Vito, Michael Corleone. James Caan é Sonny Corleone, Robert Duvall é Tom Hagen, John Cazale interpreta Fredo Corleone, Talia Shire (irmã de Coppola) é Conni Corleone e Diane Keaton vive Kay Adams. O Poderoso Chefão recebeu três estatuetas do Oscar, nas categorias de Melhor Filme, Ator (Marlon Brando) e Roteiro Adaptado, por Mario Puzo e Francis Ford Coppola. Foram 11 indicações, incluindo Ator Coadjuvante para Al Pacino, James Caan e Robert Duvall. Marlon Brando recusou o Oscar e não compareceu à cerimônia por achar que os Estados Unidos, especificamente Hollywood, discriminaram os povos indígenas.
O Poderoso Chefão Parte I e O Poderoso Chefão Parte II foram submetidos a um extenso exame quadro-a-quadro e restauração, utilizando tecnologia digital de ponta, neste esforço histórico que necessitou mais de um ano para ser concluído. Os novos extras especiais mostram as complexidades do processo de restauração e contam como o filme quase não passou do modo como conhecemos. A Obra-Prima que Quase não Existiu relata os improváveis eventos, intrigas, lealdade e sorte que juntaram o diretor desconhecido, com um elenco rejeitado; contém entrevistas com a maioria dos participantes ainda vivos e muitos admiradores dos filmes. Outros extras incluem Quando a filmagem parou, e O Mundo do Poderoso Chefão, que falam sobre a influência de O Poderoso Chefão na cultura popular de hoje. Cada filme inclui comentários de Coppola.
O Poderoso Chefão Parte I - The Coppola Restoration Indiscutivelmente é uma das obras-primas do cinema americano. Marcou a carreira de Marlon Brando no papel principal do filme. Baseado no best-seller de Mario Puzo, O Poderoso Chefão é um verdadeiro fenômeno cultural que ultrapassou US$ 100 milhões de arrecadação, contando a história da família Corleone. Don Vito Corleone é o líder de uma família mafiosa de Nova York. Problemas surgem quando um gângster apoiado por outra família da Máfia, Sollozzo, anuncia suas intenções de começar a vender drogas em toda Nova York. Don Vito odeia drogas. A rivalidade entre os dois nasce dessa discordância a ponto de Sollozzo tramar o assassinato de Don Vito, mas o tiro sai pela culatra e Don Vito não morre. O fantástico elenco tem Al Pacino encarnando o filho de Don Vito, Michael Corleone. James Caan é Sonny Corleone, Robert Duvall é Tom Hagen, John Cazale interpreta Fredo Corleone, Talia Shire (irmã de Coppola) é Conni Corleone e Diane Keaton vive Kay Adams. O Poderoso Chefão recebeu três estatuetas do Oscar, nas categorias de Melhor Filme, Ator (Marlon Brando) e Roteiro Adaptado, por Mario Puzo e Francis Ford Coppola. Foram 11 indicações, incluindo Ator Coadjuvante para Al Pacino, James Caan e Robert Duvall.
O Poderoso Chefão Parte II - The Coppola Restoration Continuando a saga da família Corleone, esta parte II de O Poderoso Chefão é considerada a parte abrilhantada, entre outras, pela a atuação de Robert De Niro, interpretando o jovem Vito Corleone, que cresce na Sicília e segue para Nova York no início dos anos 1900. Um contraste com a vida madura do filho Michael (Al Pacino) nos anos 50, que controla a expansão dos negócios da família dentro de Las Vegas, Hollywood e Cuba. O filme conquistou cinco Oscar, nas categorias de Melhor Filme, Direção, Ator Coadjuvante (Robert De Niro), Roteiro Adaptado e Música.
O Poderoso Chefão Parte III - The Coppola Restoration Nesse último filme é retratado o envelhecimento de Don Michel Corleone (Al Pacino), a busca pela legitimação dos interesses da família - com a ajuda do sobrinho Vicente Mancini, interpretado por Andy Garcia - e a tentativa de consolidar uma aliança com o Vaticano. Michael, o atual chefão dos Corleone, está prestes a realizar um negócio que pode limpar seu dinheiro e o nome de seus descendentes. Mas, o destino lhe prepara uma armadilha e o sangue volta a jorrar na família. Esse filme destaca a participação de George Hamilton como o advogado B.J. Harrison e Bridget Fonda na pele da repórter Grace Hamilton. O Poderoso Chefão Parte III recebeu seis indicações para o Oscar (Melhor Diretor, Ator Coadjuvante - Andy Garcia, Canção, Montagem, Direção de Arte e Fotografia).

FOTO: Reprodução dos Dvds

DESTAQUES QUE PODEM INTERESSAR...

Raphael Galvez o pintor que não se vendia
Raphael Galvez o pintor que não se vendia  
True Detective e o sucesso do professor de literatura na Tv
True Detective e o sucesso do professor de literatura na Tv  
Corrupção nos EUA é tema de quadrinho americano da era de ouro
Corrupção nos EUA é tema de quadrinho americano da era de ouro