A história do jornalista que foi expulso de campo

Andrew Jennings, o desmantelador da corrupção no esporte

Andrew Jennings, o desmantelador da corrupção no esporte

31.10.2018
338 VISITAS
Jennings nasceu na Escócia e ainda criança se mudou para Londres, Inglaterra. Ele é neto do ex-jogador Clapton Orient. Jennings trabalhou para o jornal The Sunday Times no final dos anos 1960, após ele trabalhou para outros jornais britânicos antes de se tornar uma repórter investigativo na BBC Radio Four´s Checkpoint. Em 1986, a BBC se recusou a transmitir o seu documentário sobre a corrupção na Scotland Yard; Jennings reagiu se demitindo e transformou o material em seu primeiro livro, “Scotland Yard´s Cocaine Connection”, e o seu documentário foi exibido pelo World In Action da TV Granada da Grã-Bretanha (Fonte: Wikipedia).
5%
off

Oferta Exclusiva Para Compra deste Produto   CLIQUE AQUI E PEÇA ESTE PRESENTE!   ATENDIMENTO VIA WHATSAPP

CLIQUE PARA AMPLIAR OU REDUZIR

Coleção Jogo Sujo de Andrew Jennings - 2 Livros Jogo Sujo e Um Jogo Cada Vez mais Sujo

  • R$ 59,90
    Clique abaixo para mais dados do produto...



Mas Jennings se celebrizou mesmo com a investigação dos bastidores da Fifa. Lançou o livro Jogo sujo no Brasil em 2011 e foi um dos principais responsáveis pelas investigações que resultaram nas expulsões de João Havelange e Ricardo Teixeira da entidade. Por essas e outras, o jornalista foi banido de todos os eventos da Fifa e é considerado seu inimigo número 1. Um dos capítulos do livro denuncia o esquema fraudulento da venda ingressos na Copa. O negócio é administrado pelos irmãos mexicanos Enrique e Jaime Byrom, hoje radicados em Manchester.
Repórteres investigativos nem sempre vivem para ver os caras malvados receberem a merecida punição, mas o mundo inteiro assistiu ao desmantelamento da corrupção olímpica em 1998, quando o Senado dos Estados Unidos investigou o escândalo. Jennings podia ter parado por aí. Mas havia muito ainda pela frente, conta o autor: "Recebi um telefonema de Colin Gibson, editor de esportes do Daily Mail, pedindo que eu desse uma olhada nas pessoas que comandam o futebol internacional. "Ah, Colin, pare com isso. O futebol é coisa graúda. Eu levaria anos para descobrir o que acontece dentro da Fifa. Levei anos. As coisas que descobri são tão estarrecedoras que até eu mesmo fiquei chocado. Alguns caras malvados passaram por lá ? ou ainda estão lá ? tirando tudo o que podem. O futebol ainda é um jogo bonito, é claro. Isso eles não podem roubar de nós. Mas, conforme você vai ler aqui, na Fifa acontecem negócios abomináveis. Eu gostaria que o futebol tivesse a liderança que merece. Nesse espírito, dedico este livro a todos os torcedores e fãs do futebol."
Os livros de Jennings
  • Scotland Yard´s Cocaine Connection, 1989 ISBN 978-0224025218
  • The Lords of the Rings , Power, Money & Drugs in the Modern Olympics, 1992 ISBN 0-671-71122-9
  • The New Lords of the Rings, 1996 ISBN 0-671-85571-9
  • The Great Olympic Swindle, 2000 ISBN 978-0684866772
  • Jogo Sujo - o Mundo Secreto da Fifa, 2011 ISBN 978-85-7559-384-4
  • Um Jogo Cada Vez mais Sujo, 2014 ISBN 9788578883546


FOTO: AGÊNCIA PÚBLICA (https://apublica.org/)

DESTAQUES QUE PODEM INTERESSAR...

A Busca do Graal o melhor capa e espada da atualidade
A Busca do Graal o melhor capa e espada da atualidade  
O filme que solidificou o nome de Zé do Caixão entre os mestres do horror
O filme que solidificou o nome de Zé do Caixão entre os mestres do horror  
A história do jornalista que foi expulso de campo
A história do jornalista que foi expulso de campo