No centenário de Pasolini, sua vida e obra são investigadas

Ao longo de 17 ensaios, estudiosos brasileiros se debruçam sobre elementos fundamentais do universo pasoliniano e sua presença entre nós

Ao longo de 17 ensaios, estudiosos brasileiros se debruçam sobre elementos fundamentais do universo pasoliniano e sua presença entre nós

28.03.2023
6849 VISITAS
Post original
O ano de 2022 foi celebrado, em particular na Itália, como a data do centenário de nascimento do cineasta, poeta e escritor Pier Paolo Pasolini. Desta forma, mais até do que apenas comemorar a data, diversos estudiosos reuniram-se para iluminar, em um mesmo volume, certa crítica brasileira que vem sendo escrita há um bom tempo, sobre a obra e a figura do intelectual italiano. Assim, nasce Um intelectual na urgência: Pasolini lido no Brasil, organizado por Maria Betânia Amoroso e Cláudia Tavares Alves, em coedição da Editora Unesp e da Editora da Unicamp. Para esta obra, autores e autoras dos textos aqui reunidos foram convidados a adentrar o universo pasoliniano pela fresta que melhor lhes conviesse, traçando dessa forma rotas próprias pela obra do autor. Além disso, somaram‐se textos considerados fundamentais para pensar a presença de Pasolini entre nós.
“Os 17 ensaios deste livro constituem, em seu conjunto, a abordagem mais ampla que já se fez da obra de Pasolini no Brasil. A coletânea congrega os principais estudiosos brasileiros e italianos de Pier Paolo e começa com dois documentos históricos, que testemunham sua ´chegada´ ao país. A partir daí, as abordagens se desdobram em caminhos que se cruzam: da poesia à crítica literária e cultural, do jorna lismo militante ao cinema e ao teatro”, anota, nas orelhas do livro, o pesquisador Mauricio Santana Dias. “O resultado desse tratamento em múltiplas perspectivas – aliás, o mais condizente com o ethos pasoliniano – consegue dar conta de sua complexidade sem se fechar em interpretações unívocas, tornando-se desde já uma referência sobre ‘o poeta das cinzas de Gramsci’.”
Pasolini ainda nos fala e se faz discutir, como relata o professor de Estudos Italianos e Literatura Comparativa Giona Tuccini. ”É o que deixa claro este livro, no qual a figura pasoliniana surge ainda viva nos diálogos densos de estudiosos de diversas proveniências, convocados a desnudar – pela diversidade de suas abordagens – esse autor perscrutado como ‘mundo’”, escreve. “Sobretudo o Pasolini filósofo, cuja voz atravessou longitudinalmente a segunda metade do século XX e acabou ressoando no nosso tempo como um mausoléu repleto de ecos. Assim é oferecido, pela primeira vez, um balanço parcial da transmissão da força moral do ‘fenômeno’ Pasolini no Brasil.”
“Não passará despercebida a leitores e leitoras deste livro a recorrência, no conjunto de textos ao redor do intelectual italiano Pier Paolo Pasolini (1922‐1975), da expressão ‘paixão e ideologia’, presente em dois dos títulos e também no interior de vários ensaios aqui reunidos”, anotam as organizadoras. “Emanaria dessas duas palavras, colocadas lado a lado, uma espécie de síntese pasoliniana que se permite ser apropriada e reelaborada por aqueles que se dedicam a pensar sua obra, ainda que seguindo por caminhos diversos.” E ele permanece atualíssimo. “As urgências e os perigos experimentados agudamente hoje, em 2022, foram incessante e obsessivamente encenados por Pier Paolo há mais de meio século. Retornar a eles e projetá-los em um futuro ainda em aberto é mais que necessário”, arremata Maurício Santana Dias.
4%
off

Oferta Exclusiva Para Compra deste Produto   CLIQUE AQUI E PEÇA ESTE PRESENTE!   ATENDIMENTO VIA WHATSAPP

CLIQUE PARA AMPLIAR OU REDUZIR

Um intelectual na urgência: Pasolini lido no Brasil

  • DE R$ 89,90
    POR APENAS: R$ 85.44
    ( + FRETE )


IMAGEM: See page for author, Public domain, via Wikimedia Commons

Das Assessorias

DESTAQUES QUE PODEM INTERESSAR...

Orelhas do Spock vendidas por quase 12 mil dólares
Orelhas do Spock vendidas por quase 12 mil dólares  
A luta pela valorização da tira em quadrinhos como arte
A luta pela valorização da tira em quadrinhos como arte  
Joe Kubert apresenta...
Joe Kubert apresenta...